Figo da índia opuntia fícus-indica
 
abacateabacaxiameixaamoraamora pretaaracaazeitonabananabutiabergamotacaquifigofigo da indiaframboesagoiabaguabirobaguabijukiwilaranjalimãomaçãmamãomangamaracujámarmelomelanciamelãomirtilomorangonectarinanesperanos pecãpêrapêssegoPinhãopitangaromãuva

 

Figo-da-Índia

Nome científico: Opuntia fícus-indica

Família: Cactáceas

Nome comum: cacto, figo-da-índia; “tuna” (México); “Indian fig” (inglês)

Origem: México

Descrição e característica da planta: a planta é perene, arbustiva, com até 5 metros de altura. O caule é confundido com folhas, tem o formato de uma raquete, quando novos, e na maioria das variedades tem espinho. As flores são emitidas na borda das “folhas” em número variável e ficam abertas por um curto período. Elas são hermafroditas, pois têm os dois sexos na mesma flor e são autocompatíveis. Os frutos com formato oval, que lembra um barril, amadurecem cerca de 100 dias após o florescimento. As cores externas e internas de frutos maduros podem ser esverdeadas, alaranjadas, vermelhas ou vermelho-escuras. As condições favoráveis ao seu bom desenvolvimento são: clima ameno a quente e solos bem drenados, pois não tolera solos encharcados, férteis e ricos em matéria orgânica, mas tolera solos de baixa fertilidade. A propagação pode ser feita através de sementes e vegetativamente pelo enraizamento do caule.
Produção e produtividade: a produção inicia-se 2 a 3 anos após o plantio em campo, quando as mudas são preparadas a partir de caule, e 5 anos, quando de sementes.

Utilidade: os frutos maduros são consumidos ao natural, cujo sabor é levemente adocicado, agradável e refrescante. A polpa pode ser usada na confecção de geléias, sucos e doces.


ABC dos Alimentos

Informações:
O figo-da-índia, também chamado de tuna, é produzido por uma planta da família das Cactáceas, originária do México. É uma fruta muito saborosa e saudável. Pode ser usado em doces e geléias, mas também é ótimo ao natural.

Uso Medicional:
asma, afecções das vias respiratórias, tosse, vermes, tônico cardíaco, dores reumáticas, inflamações, afecções do fígado. É adstringente, antiasmático.

Composição Química 100grs:

Calorias

22,7

Água 94,0 g
Carboidratos 5,0 g
Proteínas 0,5 g
Gorduras 0,07 g
Vitamina A 130 UI
Vitamina B1 10,0 mcg
Vitamina B2 20,0 mcg

 

Fontes: 
http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTP0-4373,00.html , às 17:41 de 18 de abril de 2008.
http://www.livrodereceitas.com/diversos/alimentos/figodaindia.htm às 10:48 de 19 de abril de 2008.