Frutas RS Frutas Araçá

Araçá

Araçá (Psidium grandifolium)

Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. É uma fruta pequena, arredondada, com sementes, cuja polpa varia de cor segundo a espécie, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada. Existem vários tipos de araçá, sendo os mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pêra, o araçá-rosa e o araçá-piranga.


Veio da África, mais especificamente de Angola, esse arbusto que chega a cinco metros de altura e que se adaptou muito bem à região Sudeste do país. As flores brancas e pequenas, de cinco pétalas, e os frutos amarelos e redondos formam um belo contraste com o verde das folhas. A polpa, ácida, tem sais minerais e vitamina C.

Parte utilizada: Fruta
Ajuda a tratar de: Escorbuto, excesso de ácido úrico, inflamações, retenção de líquidos, poros muito abertos.

Os principais benefícios do consumo do araçá para a saúde são:

Ajudar a combater a anemia
O araçá ajuda a combater a anemia, porque é rico em vitamina C, um nutriente que melhora a absorção de ferro de vegetais, leguminosas e cereais, ajudando na formação da hemoglobina, um dos componentes das hemácias que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo e que normalmente está reduzida na anemia.

Promover a perda de peso
Por ser fonte de fibras e água, o araçá prolonga a saciedade, diminuindo a fome e a ingestão de alimentos ao longo do dia, promovendo, assim, a perda de peso.

O araçá é uma fruta com baixo teor de calorias, sendo, por isso, uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento. Veja outras frutas com poucas calorias e que ajudam a emagrecer.

Manter a saúde da pele
O araçá é rico em flavonoides, taninos saponinas e vitamina C, compostos com potente ação antioxidante que protegem contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol, mantendo a saúde da pele e ajudando a prevenir situações, como envelhecimento precoce e câncer de pele, por exemplo.

Além disso, a vitamina C presente no araçá, também ajuda na formação das fibras colágeno, promovendo a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo a formação de rugas, estrias e flacidez.

Evitar a diabetes
As fibras, presentes em boas quantidades no araçá, diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, o araçá também ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue em pessoas que já possuem a doença.

Diminuir a duração de gripes e resfriados
O araçá ajuda a diminuir o tempo de duração de gripes e resfriados, porque é rico em vitamina C, um nutriente que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, fortalecendo as células do sistema imunológico e ajudando, assim, no combate aos vírus e bactérias.

Prevenir doenças do coração
O araçá é rico em carotenoides, flavonoides, taninos e saponinas, compostos com ação antioxidante que evitam a oxidação das células de colesterol, ajudando no equilíbrio dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças, como infarto e derrame.

Além disso, o araçá também tem ótimas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a varrer o excesso de sódio do organismo pela urina, favorecendo o controle da pressão arterial e evitando a pressão alta.

Combater a prisão de ventre
Por ser fonte de fibras solúveis, o araçá combate a prisão de ventre, porque ajuda a hidratar as fezes, facilitando a sua eliminação. Conheça outros alimentos que combatem a prisão de ventre.

Prevenir o surgimento do câncer
O araçá é rico em nutrientes com propriedades antioxidantes, como vitamina C, carotenoides, e flavonoides, que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como de pele, de cólon e de mama.

Ajudar no tratamento da diarreia
As folhas do araçá possuem propriedades adstringentes, e, por isso, são usadas na forma de chás para diminuir a quantidade de água nas fezes, ajudando no tratamento da diarreia.

Plantio do araçá
Receitas com araçá

 

Fontes: http://www.geocities.com/atine50/frutas/frutas.htm, às 18:30h; em 27 de janeiro de 2008.
https://www.tuasaude.com/araca/#:~:text=O%20ara%C3%A7%C3%A1%20pode%20ser%20consumido,ajudar%20no%20tratamento%20de%20diarreias. às 08:30h; em 14 de fevereiro de 2024.
Essencial – Um guia prático para cuidar da saúde, Editora Nova Cultural Ltda, São Paulo, 2001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas

BergamotaBergamota

Bergamota ou tangerina (Citrus nobilis) É a popular mexerica, fruta aromática que exala um perfume cítrico, forte e agradável. A casca amarela fica praticamente solta dos bagos, repletos de suco

CaquiCaqui

Tecnologia de produção de caquis Rafael Pio Caqui (Diospyros Kaki) Fruta milenar, era considerada, na antigüidade, um dos alimentos preferidos dos deuses. Dizia-se que sua origem divina vinha do fato

AbacaxiAbacaxi

Abacaxi (Ananas sativus) Etimologia: A palavra abacaxi vem do tupí iba-cati (fruto que cheira muito) e, na linguagem indígena, era chamado de ananás (fruta excelente). Botânica: Vegetal da família das