Frutas RS Frutas Araçá

Araçá

Araçá (Psidium grandifolium)

Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. É uma fruta pequena, arredondada, com sementes, cuja polpa varia de cor segundo a espécie, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada. Existem vários tipos de araçá, sendo os mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pêra, o araçá-rosa e o araçá-piranga.


Veio da África, mais especificamente de Angola, esse arbusto que chega a cinco metros de altura e que se adaptou muito bem à região Sudeste do país. As flores brancas e pequenas, de cinco pétalas, e os frutos amarelos e redondos formam um belo contraste com o verde das folhas. A polpa, ácida, tem sais minerais e vitamina C.

Parte utilizada: Fruta
Ajuda a tratar de: Escorbuto, excesso de ácido úrico, inflamações, retenção de líquidos, poros muito abertos.

Os principais benefícios do consumo do araçá para a saúde são:

Ajudar a combater a anemia
O araçá ajuda a combater a anemia, porque é rico em vitamina C, um nutriente que melhora a absorção de ferro de vegetais, leguminosas e cereais, ajudando na formação da hemoglobina, um dos componentes das hemácias que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo e que normalmente está reduzida na anemia.

Promover a perda de peso
Por ser fonte de fibras e água, o araçá prolonga a saciedade, diminuindo a fome e a ingestão de alimentos ao longo do dia, promovendo, assim, a perda de peso.

O araçá é uma fruta com baixo teor de calorias, sendo, por isso, uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento. Veja outras frutas com poucas calorias e que ajudam a emagrecer.

Manter a saúde da pele
O araçá é rico em flavonoides, taninos saponinas e vitamina C, compostos com potente ação antioxidante que protegem contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol, mantendo a saúde da pele e ajudando a prevenir situações, como envelhecimento precoce e câncer de pele, por exemplo.

Além disso, a vitamina C presente no araçá, também ajuda na formação das fibras colágeno, promovendo a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo a formação de rugas, estrias e flacidez.

Evitar a diabetes
As fibras, presentes em boas quantidades no araçá, diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, o araçá também ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue em pessoas que já possuem a doença.

Diminuir a duração de gripes e resfriados
O araçá ajuda a diminuir o tempo de duração de gripes e resfriados, porque é rico em vitamina C, um nutriente que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, fortalecendo as células do sistema imunológico e ajudando, assim, no combate aos vírus e bactérias.

Prevenir doenças do coração
O araçá é rico em carotenoides, flavonoides, taninos e saponinas, compostos com ação antioxidante que evitam a oxidação das células de colesterol, ajudando no equilíbrio dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças, como infarto e derrame.

Além disso, o araçá também tem ótimas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a varrer o excesso de sódio do organismo pela urina, favorecendo o controle da pressão arterial e evitando a pressão alta.

Combater a prisão de ventre
Por ser fonte de fibras solúveis, o araçá combate a prisão de ventre, porque ajuda a hidratar as fezes, facilitando a sua eliminação. Conheça outros alimentos que combatem a prisão de ventre.

Prevenir o surgimento do câncer
O araçá é rico em nutrientes com propriedades antioxidantes, como vitamina C, carotenoides, e flavonoides, que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como de pele, de cólon e de mama.

Ajudar no tratamento da diarreia
As folhas do araçá possuem propriedades adstringentes, e, por isso, são usadas na forma de chás para diminuir a quantidade de água nas fezes, ajudando no tratamento da diarreia.

Plantio do araçá
Receitas com araçá

 

Fontes: http://www.geocities.com/atine50/frutas/frutas.htm, às 18:30h; em 27 de janeiro de 2008.
https://www.tuasaude.com/araca/#:~:text=O%20ara%C3%A7%C3%A1%20pode%20ser%20consumido,ajudar%20no%20tratamento%20de%20diarreias. às 08:30h; em 14 de fevereiro de 2024.
Essencial – Um guia prático para cuidar da saúde, Editora Nova Cultural Ltda, São Paulo, 2001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas

AmoraAmora

Nome científico: Morus sp Família: Moráceas Nome comum: amora, amoreira. Não confundir com a amora-preta, que é uma planta frutífera da família das Rosáceas. Origem: Ásia Descrição e característica da planta: a planta que

FigoFigo

Figo (Ficus carica) Rico em vitaminas (A, B1, B2 e C), de fácil digestão, o figo só não é indicado para regimes de emagrecimento ou pouco calóricos. Afinal, 1 kg

BananaBanana

Banana (Musa cavendishi; Musa paradisiaca; Musa sapientum) Origem: A banana é originária do Sul da Ásia, Índia e Indonésia. Símbolo dos países tropicais e muito conhecida no mundo todo, a