abacateabacaxiameixaamoraamora pretaaracaazeitonabananabutiabergamotacaquifigofigo da indiaframboesagoiabaguabirobaguabijukiwilaranjalimãomaçãmamãomangamaracujámarmelomelanciamelãomirtilomorangonectarinanesperanos pecãpêrapêssegoPinhãopitangaromãuva

 

Kiwi (Actinidea chinensis)

Nome científico: Actinidia deliciosa (sinônimo: Actinidia chinensis)

Família: Actidiniáceas

Nome comum: kiwi, quiui, quivi, quiwifruit

Origem: Sudeste da China

Os médicos da antigüidade usavam o kiwi como uma espécie de elixir da juventude. Tinham razão. A fruta, de polpa verde e gostosa, é rica em vitamina C e fortalece as células. Natural da China o kiwi (o nome homenageia um pássaro australiano, sem asas, cuja cor é ferruginosa como a casca da fruta) entrou no Brasil em 1970. 

Descrição e característica da planta: a planta é conduzida em suportes por apresentar caules longos e trepador, embora não apresente gavinhas como nas videiras. As folhas são grandes com até 20 centímetros de diâmetro, de contorno circular ou elíptica, bordos serrilhados e caem durante o inverno. As flores são formadas em número de 2 a 8, na base das folhas de brotações novas. Para que haja frutificação, há necessidade de se plantar variedades que produzem flores femininas (produtoras) e aquelas que produzem flores masculinas (polinizadoras), na proporção de 8:1. Plantas com essa característica de reprodução são denominadas dióicas. Existem muitas variedades produtoras de frutos (plantas femininas), destacamos algumas: Abbot, Bruno, Allison, Monty e Hayward e os polinizadores: Matua e Tomuri. Os frutos são alongados, cobertos por pêlos pardos e com muitas sementes pequenas, lisas, brilhantes e pretas. A cultura é perene e a planta necessita uma poda anual de produção, no fim do inverno. O solo deve apresentar boa drenagem, fértil, com boa disponibilidade de água durante o desenvolvimento dos frutos e recomenda-se o plantio em regiões com baixa temperatura durante o inverno. Algumas variedades produzem em regiões de clima mais quente, mas necessita aplicação de produtos químicos para uniformizar a brotação e aumentar a produção. A propagação pode ser feita por enxertia, enraizamento de estacas e sementes. A enxertia é a mais indicada. A produção comercial ocorre 3 a 4 anos após o plantio. Os frutos devem ser colhidos ainda bem firmes e mantidos em depósito para completar a sua maturação.

Produção e produtividade: o kiwi é uma cultura de introdução relativamente recente no Brasil. Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais são os maiores produtores, mas o país importa grande parte das suas necessidades do Chile. A produtividade em algumas propriedades de Santa Catarina chega a 25 toneladas por hectare. Os maiores produtores mundiais são: Itália, China, Nova Zelândia, Chile, Irã, França e Grécia.
Utilidade: a principal forma de consumo é ao natural, na forma de fruta fresca ou sucos naturais e industrializadas na forma de conserva enlatada, polpa seca (passa), sorvetes, geléias, vinagre, vinho e aguardente. O fruto e as folhas apresentam propriedades medicinais.

Parte utilizada: Fruto

Ajuda a tratar de: Anemia, cansaço físico e mental, debilidade orgânica, digestão difícil, fadiga e fraqueza generalizada.



O CULTIVO DO KIWI
 
O kiwi (Actinídia chinenesis Planch) é uma planta trepadeira de origem chinesa, que produz um fruto que, atualmente, é apreciado em todo o mundo. Sua cultura se difundiu pelo mundo, com maior força, durante a década de 70, onde a produção dos Estados Unidos deu sua primeira “arrancada”.
Por ser uma planta de clima temperado, no Brasil ela se adapta melhor em toda a região sul e até no estado de São Paulo, grande produtor desta fruta. A principal variedade, para fins comerciais é a, já mencionada, Actinidia chinensis Planch, caracterizada pelo seu pêlo macio.

Na China, onde se originou, o kiwi se desenvolve em altitudes que variam de 300 a 1.400m e que apresentam uma variação muito grande de temperatura. Apesar disso, é uma planta que prefere temperaturas mais baixas, sendo as melhores entre 15 ºC e O ºC. Não gosta do sol direto, necessita de solo fértil ou corrigido através da adubação e precisa de um grande volume de chuvas ou de uma boa irrigação, mas que seja bem distribuída durante todo o ano.

O plantio do kiwi é feito através de sementes ou enxertos, que produzem sua florescência entre 3 e 4 meses após o plantio. No caso da utilização de sementes, a florescência ocorre mais tardiamente. Os frutos devem ser colhidos quando ainda estiverem bem firmes na trepadeira.

O valor de mercado para o kiwi, atualmente, é muito bom. É uma fruta utilizada para sucos e sobremesas finas e para ser consumida in natura. Consumida em todo o país e encontra boas ofertas de comercialização.


Calendário de colheita para o Rio Grande do Sul:

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Quivi X X X



Data Edição: 10/06/05    
Fontes: Redação RuralNews 
http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTP0-4373,00.html às 11:48 de 19 de abril de 2008.
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=9381 às 11:51 de 19 de abril de 2008.
Essencial - Um guia prático para cuidar da saúde, Editora Nova Cultural Ltda, São Paulo, 2001.

Curso Básico de Fruticultura - Engº. Agroº. Marco Moro - Escritório Regional da EMATER - Pelotas/RS -  2006.