Goiaba (Psidium guayara)
Nativa do Brasil, a goiaba é uma das frutas mais populares no país, tanto pelo consumo in natura quanto pelas delícias feitas a partir de sua polpa, a exemplo de geléias, sucos e doces. Um dos nomes populares e poético é: araçá-das-almas. O mais conhecido, porém, é “goiaba”, palavra indígena, que significa “sementes amontoadas”. É uma fruta saborosa, um tanto ácida. Além de gostosa, faz bem.
A goiaba é uma fruta nativa da América tropical e fácil de encontrar em todas as regiões do Brasil. Tem forma arredondada ou ovalada, casca lisa ou ligeiramente enrugada e a cor pode variar entre o verde, o branco ou o amarelo. Conforme o tipo, a cor da polpa também varia entre o branco e o rosa-escuro ou entre o amarelo e o laranja-avermelhado.
A goiaba pode ser consumida ao natural, mas também é excelente para se preparar doces em pastas, sorvetes, coquetéis e a tão conhecida goiabada. Ao natural contém bastante vitamina C e quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, tanino, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. De modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua, pois é a forma em que conserva todas as suas propriedades nutritivas, principalmente a vitamina C. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.
A goiaba quando é de boa qualidade, tem formato regular, não apresenta machucados nem marcas de insetos, a casca não deve estar amassada nem ter cortes, e deve ser firme, sem chegar a ser dura. A fruta não deve estar nem muito verde nem muito madura, pois em ambos os casos perde o sabor rapidamente e seu valor nutritivo diminui.
Para guardar, lave bem as goiabas e enxugue. Depois, coloque na gaveta da geladeira, pois a fruta se estraga com muita facilidade. Se a goiaba não for consumida logo e começar a ficar passada, use-a para fazer doces.
Dicas culinárias:
– A goiabada combina muito bem com queijo-de-minas.
– Para que a compota de goiaba branca não escureça, descasque as frutas sob água corrente ou dentro de uma bacia com água.
– Para comprar doce de goiaba em lata,veja se ela não está enferrujada, amassada ou estufada, sinais de que o produto pode estar em mau estado.
– Em geral, para se fazer doces com goiaba, costuma-se retirar a casca (o mais fino possível), cortar a fruta ao meio e retirar as sementes com uma colher. Depois, prepara-se segundo a receita.
Partes utilizadas: Broto das folhas, casca do caule e fruto maduro.
Propriedades medicinais da goiaba
Entre as muitas frutas brasileiras, a goiaba é uma das mais comuns. É uma fruta de grande valor nutritivo. Possui quantidade razoável de sais minerais, como cálcio e fósforo.
Ajuda a tratar de: Diarréias, disenterias, excesso de ácido úrico, feridas, ferimentos diversos, gripes, resfriados, retenção de líquidos.
– Cicatrizante de feridas e usada no combate à diarréia.
– Ajuda a prevenir à acidez do estômago.
Utilidades medicinais:
Diarréia – Tomar o chá das folhas tenras da goiabeira ou macerar bem a goiaba verde, cozer, coar em pano fino e aplicar clisteres com este líquido.
Distúrbios da digestão – Recomenda-se fazer refeições exclusivas de goiaba fresca. Pode-se também preparar um chá com os brotos da goiabeira e as folhas da laranjeira azeda.
Plantio da goiabeira
Receitas com goiaba
Fontes:
http://www.geocities.com/atine50/frutas/frutas.htm, às 19:59h; em 27/01/2008.
Essencial – Um guia prático para cuidar da saúde, Editora Nova Cultural Ltda, São Paulo, 2001.
Curso Básico de Fruticultura – Engº. Agroº. Marco Moro – Escritório Regional da EMATER – Pelotas/RS – 2006.
www.todafruta.com.br Data Edição: 07/07/04
Bibliografia:
As Frutas na Medicina Natural
Alfons Balbach
Daniel S. F. Boarim
Edição Vida Plena
(XX11) 464-3888 – Itaquaquecetuba – SP.