abacateabacaxiameixaamoraamora pretaaracaazeitonabananabutiabergamotacaquifigofigo da indiaframboesagoiabaguabirobaguabijukiwilaranjalimãomaçãmamãomangamaracujámarmelomelanciamelãomirtilomorangonectarinanesperanos pecãpêrapêssegoPinhãopitangaromãuva

 

Nesperas
Como fazer a muda nêspera do canteiro (jardim) para o lugar definitivo?
Maria do Socorro Ribeiro
João Pessoa - PB


Resposta. A nespereira é uma planta de origem japonesa e, no Brasil, a principal região produtora se encontra próximo à São Paulo (Capital). Desenvolve-se bem em regiões onde as temperaturas médias anuais situam-se acima de 15°C, sendo que temperaturas inferiores a -3°C prejudicam os frutos, com precipitações entre 1200 a 1500mm/ano e não sujeitas aos ventos fortes. A propagação normalmente é feita por enxertia dos cultivares comerciais em porta-enxertos produzidos por sementes da mesma espécie. A propagação por sementes, embora muito utilizada em plantas de quintal, não é recomendada em função da planta demorar mais tempo para entrar em produção. Como a planta, se não conduzida adequadamente, apresenta porte médio a grande deve-se dispor de espaço suficiente para o plantio.
A planta é bastante rústica e pouco atacada por pragas e doenças, a não ser pela mosca-das-frutas que, por sua vez, pode ser evitada pelo ensacamento dos frutos próximo à maturação (frutos ainda verdes).


Jair Costa Nachtigal
Pesquisador
Embrapa Clima Temperado
Estação Experimental Cascata
Caixa Postal, 403, Rodovia BR 392, Km 78
CEP 96001-970, Pelotas, RS,
Fone: (53)32779700/9701/9702
Fax: (53)32775144