Melancia citrullus vulgaris lanatus
 
abacateabacaxiameixaamoraamora pretaaracaazeitonabananabutiabergamotacaquifigofigo da indiaframboesagoiabaguabirobaguabijukiwilaranjalimãomaçãmamãomangamaracujámarmelomelanciamelãomirtilomorangonectarinanesperanos pecãpêrapêssegoPinhãopitangaromãuva

 

Receitas com melancia

Melancia (Citrullus vulgaris)

Originária da África, a melancia deu-se bem no Brasil. É uma fruta saborosa, com um belo contraste de cores. Aquosa, é perfeita nos dias de calor intenso. Refresca e mata a sede. Além disso, a polpa, com potássio, sais minerais e vitamina A, traz benefícios à saúde. Pertence à mesma família da abóbora e do melão. É uma planta rasteira, com folhas grandes e flores pequenas, de cor amarela. A fruta pode ser arredondada ou alongada, com tamanho variável entre 25 e 75 cm. A casca é lisa, lustrosa, verde-clara, com estrias de um verde mais forte no sentido do comprimento. Sua polpa é vermelha, com muitas sementes, achatadas e pretas. Há uma variedade de melancia, conhecida como melancia-japonesa ou katama, que tem polpa amarela. Em geral, a melancia é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. Sua polpa dá também um excelente suco e uma compota de sabor muito agradável.

A melancia é uma fruta altamente refrescante, ideal para ser consumida nas épocas de muito calor. Tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água), além disso, possui também açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Uma melancia de boa qualidade tem casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. As manchas claras não são sinais de um produto de má qualidade. Para saber se está boa por dentro, bata com o nó dos dedos na casca. Se o som for oco, a melancia está boa. Também é possível saber se ela está boa calando-a: corte um pedacinho e prove. Lembre-se que as melhores melancias são as que têm polpa vermelha e bastante suco.

Fora da geladeira, a melancia se conserva bem durante uma semana, se guardada em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, deve ser conservada na geladeira, envolvida em plástico ou papel de alumínio, para evitar que absorva o odor de outros alimentos. Se quiser apressar o amadurecimento da fruta, basta embrulhá-la em uma folha de jornal por um ou dois dias

DICAS CULINÁRIAS:

- polvilhada com açúcar, a melancia fica mais digestiva
- aproveite a parte branca da melancia para fazer doce, que se prepara da mesma forma que o doce de mamão verde
- quando for comprar melancia, escolha comparando duas frutas do mesmo tamanho: fique com a mais pesada

CURIOSIDADES:

- a maior melancia conhecida pesava mais de 90 kg.
- para curar erisipela, aplique uma pasta feita com polpa e casca de melancia trituradas
- para combater a febre, tome suco de melancia ou coloque fatias da fruta sobre a barriga
- as sementes de melancia são boas para curar infecções das vias urinárias. Triture as sementes e prepare uma emulsão. Tome depois que esfriar
- a melancia é ótima também para eliminar o ácido úrico do organismo

Partes utilizadas: Polpa


Propriedades medicinais da melancia
A melancia é produzida por uma planta da família das Cucurbitáceas, a que pertencem também o melão, o maxixe, o pepino, a abóbora, a bucha e o chuchu. É oriunda da Índia e aclimatada no Brasil, sendo cultivada em todos os Estados do país. Outros nomes botânicos para a melancia são Citrullus vulgaris e Citrullus lanatus (Thunb.) Mansf.

Ajuda a tratar de: Eliminação de toxinas, estados febris, excesso de ácido úrico, retenção de  líquidos, verminoses em geral. Para prevenir esses problemas basta uma fatia diária.
- É diurética, auxiliando os rins, ligeiramente laxante, refrescante e desinfetante.

Utilidades Medicinais
Ácido úrico, distúrbios no metabolismo do
- Proceder como indicado em reumatismo.
Alcoolismo - Proceder como indicado em reumatismo.
Febre - Tomar o suco de melancia fresco. Ou, aplicar fatias de melancia sobre o abdome, se houver causa intestinal.
Ferimento, dores produzidas por - Triturar as sementes em água com mel (liquidificar). Aplicar cataplasmas locais, renovando sempre.
Garganta, doenças da - Proceder como indicado em reumatismo.
Respiratórias, doenças - Comer esporadicamente melancia, substituindo uma refeição por esta fruta.
Reumatismo - Fazer refeições só de melancia, esporadicamente. Passar um ou dois dias por semana, durante algumas semanas, não seguidas, só com melancia. Manter repouso nos dias de dieta com melancia.
Urinárias, doenças das vias - Proceder como indicado em reumatismo. Triturar as sementes com um pouco de água no liquidificador, coar, e tomar três a quatro xícaras por dia.




Plantio da melancia
O
espaçamento a ser usado:......................................................  3,0 X  2,0 metros.

Calendário de colheita para o Rio Grande do Sul:

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Melância X X X



Receitas com melancia



Fontes: http://www.geocities.com/atine50/frutas/frutas.htm, às 01:01h; em 27/01/2008.
Essencial - Um guia prático para cuidar da saúde, Editora Nova Cultural Ltda, São Paulo, 2001.
Curso Básico de Fruticultura - Engº. Agroº. Marco Moro - Escritório Regional da EMATER - Pelotas/RS -  2006.
www.todafruta.com.br Data Edição: 07/07/04    

Bibliografia: 
As Frutas na Medicina Natural
Alfons Balbach
Daniel S. F. Boarim
Edição Vida Plena
(XX11) 464-3888 - Itaquaquecetuba - SP.