Morango morangueiro fragaria vesca
 
abacateabacaxiameixaamoraamora pretaaracaazeitonabananabutiabergamotacaquifigofigo da indiaframboesagoiabaguabirobaguabijukiwilaranjalimãomaçãmamãomangamaracujámarmelomelanciamelãomirtilomorangonectarinanesperanos pecãpêrapêssegoPinhãopitangaromãuva

 

Características
Produção de Mudas

Para reduzir perdas com o morango
Receitas com morango

Morango 
(Fragaria vesca)

Pouca gente resiste a esta frutinha pequena, suculenta, perfumada e de sabor ácido. Há quem a julgue um tanto azeda e a prefira com açúcar, ou em forma de doces (geléias, sorvetes, tortas, musses), sucos, licores. De qualquer modo, o morango, além de delicioso, é um alimento  indispensável para uma vida sadia.

O morango é uma fruta que contém grande quantidade de vitamina C, que evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.

Ele possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo; e o mineral Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue.

Natural ou em sucos, o morango é recomendado como auxiliar do tratamento da gota e reumatismo. É ainda eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias.

O morango amassado com mel é um bom remédio para os males dos rins; e sua folha em forma de chá purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso, além de ser excelente diurético.

Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Deve-se limpá-los em água corrente e se possível deixá-los de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos.

Altamente sensíveis, os morangos não podem ser guardados por muito tempo, no máximo por três dias, na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece o apodrecimento.

Seu período de safra é de julho a novembro.

Classificação científica
Reino: Plantaae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Subfamília: Rosoideae
Género: Fragaria

Morangueiro é o nome comum de um conjunto de espécies, com seus híbridos e cultivares, do género Fragaria, que produz o morango, incluindo um conjunto alargado de espécies e variedades silvestres.

Distribuição e taxonomia
Existem mais de 20 espécies do género Fragaria que recebem a designação comum de morangueiro, com ampla distribuição nas zonas temperadas e sub-tropicais.
Apesar de algumas diferenças anatómicas típicas, a classificação das espécies assenta essencialmente sobre o número de cromossomas, sendo que existem sete tipos básicos de cromossomas que todas as espécies e seus híbridos possuem em comum. A grande distinção resulta do grau de poliploidia que as espécies exibem.
Algumas espécies são diploides, isto é têm dois conjuntos dos sete cromossomas básicos (14 cromossomas no total), outras são tetraploides (quatro conjuntos, 28 cromossomas), hexaploides (seis conjuntos, 42 cromossomas), octoploides (oito conjuntos, 56 cromossomas) ou decaploides (dez conjuntos, 70 cromossomas).
Como regra geral, embora com algumas exceções notáveis, as espécies de morangueiro com mais cromossomas tendem a ser mais robustas e maiores, produzindo também em geral morangos maiores.

Espécies diploides:
Fragaria daltoniana
Fragaria iinumae
Fragaria nilgerrensis
Fragaria nipponica
Fragaria nubicola
Fragaria vesca (o morango silvestre europeu)
Fragaria viridis
Fragaria yezoensis
Espécies tetraploides:
Fragaria moupinensis
Fragaria orientalis
Espécies hexaploides:
Fragaria moschata
Espécies e híbridos octoploides:
Fragaria x ananassa (o morangueiro agrícola mais comum)
Fragaria chiloensis
Fragaria iturupensis
Fragaria virginiana
Espécies e híbridos decaploides:
Fragaria × Potentilla
Fragaria × vescana


Partes utilizadas: Folhas, frutos, raiz e rizoma.


Propriedades medicinais do morango
Como fruta, raramente há quem não aprecie o morango, seja no seu estado natural, seja preparado em conserva. Antes de ser usado, o morango precisa ser cuidadosamente lavado, o que é indispensável de vários pontos de vista. Os horticultores combatem as pragas dos morangueiros com auxílio de compostos de cobre e outros fungicidas e inseticidas venenosos. E pode haver horticultores não esclarecidos ou inescrupulosos, que reguem suas plantações com água poluída. Dai o grande perigo de tifo, paratifo e outras moléstias contagiosas. Se o morango é de procedência duvidosa, deve ser banhado em sumo de limão, que minimiza o perigo de que estamos falando. Quando necessário guardar o morango por um ou dois dias, pode-se colocá-lo em ligeiras camadas sobre uma peneira e guardá-lo em lugar suficientemente fresco.

Ajuda a tratar de: Anemia, chagas, desnutrição, diabetes, diarréias, febres, feridas, gota, 
inflamações na boca e na garganta, palidez, pressão alta, regularização do ácido úrico, 
reumatismo, rosto cansado.

Utilizado na prevenção de: gota, artrites, pedras na bexiga e vermes.

Utilidades Medicinais:
Ácido úrico
- Recomenda-se substituir esporadicamente algumas refeições por morango, exclusivamente. Além disso, convém passar um ou dois dias por semana, na época desta fruta, só com morangos, quando é indicado repouso.
Bexiga, cálculos da - Tomar de manhã em jejum uma colher de sopa de suco de morango puro.
Catarros pulmonares - Proceder como indicado em ácido úrico. Tomar o xarope de morango: cozinhar o suco de morango com mel (metade de cada um) por aproximadamente uma hora. Tomar uma colher de chá de hora em hora.
Diarréia crônica - Tomar o chá das folhas.
Diurese - O decocto da raiz é diurético.
Febre - Tomar suco de morango.
Reumatismo - Substituir refeições pelo uso exclusivo de morango. Passar um ou dois dias por semana só com morango, quando se deve manter repouso.
Rins, doenças dos - Proceder como indicado em ácido úrico . Pode-se fazer refeições exclusivas de morango amassado com mel.
Verminoses - Proceder como indicado em ácido úrico.



Plantio do morango
O
espaçamento a ser usado:...............................................  30 X  30 centímetros.

Calendário de colheita para o Rio Grande do Sul:

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Morango X X X X X


Características
Produção de Mudas
Receitas com morango

 

Fontes: http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/morangoorientacao.htm às 17:51 de 18 de março de 2008.
Bibliografia:Darrow, George M. The Strawberry: History, Breeding and Physiology. New York. Holt, Rinehart and Winston, 1966.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morangueiro às 17:58 de 18 de março de 2008
Essencial - Um guia prático para cuidar da saúde, Editora Nova Cultural Ltda, São Paulo, 2001
www.todafruta.com.br Data Edição: 07/07/04
Curso Básico de Fruticultura - Engº. Agroº. Marco Moro - Escritório Regional da EMATER - Pelotas/RS -  2006.


Bibliografia: 
As Frutas na Medicina Natural
Alfons Balbach
Daniel S. F. Boarim
Edição Vida Plena
(XX11) 464-3888 - Itaquaquecetuba - SP.