Mamão
 
AbacatebananafigoGoiabaLaranjaLimãoMaçãMamãoMangaMaracujáPêssegoUva

 

Foto: Sérgio Antônio da Silva
Embrapa Clima Temperado



schmia de mamão:
Ingredientes:
Mamão
Açúcar
Cravo se preferir

Obs: para cada quilo de mamão, você deve utilizar 500 gramas de açúcar.
Obs: para uma família, a quantidade perfeita é de 2 mamões formosa, que resulta em 2kg de doce.

Modo de fazer:
Descasque e moa o mamão. Se você não tiver moedor, pode apertar com a mão ou esmagar com o garfo. Depois de moído, o mamão vai para o fogo. Mais ou menos depois de 1hora, a schmia fica mais escura e grossa, chegando no seu ponto ideal. (Quando esfriar ela fica mais dura.) Coloque uma parte do açúcar quando começar, e depois quando ela estiver quase pronta coloque o resto. O cravo é a gosto; mas você não deve pôr muito para não trocar o gosto da fruta. Enfim, é só esperar o doce esfriar, pegar o ponto bem consistente, e está pronto!

Fonte:
http://www.cpact.embrapa.br/programas_projetos/programas/terrasul/receitas/receitas.php às 21:26 de 9 de fevereiro de 2008.


Bolo de casca de mamão
Ingredientes:
3 xíc. (chá) casca de mamão;

2 xíc. (chá) água;
5 unid. ovo;
2 xíc. (chá) açúcar;
3 xíc. (chá) farinha de trigo;
1 colher (sopa) fermento em pó;
1 colher (sopa) margarina.


Modo de fazer:
Lave o mamão, descasque e utilize 3 xíc. de casca para fazer o bolo.
Leve as cascas ao fogo em uma panela com a água. Deixe ferver; depois de frio, bata no liquidificador. Reserve. Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata as gemas com o açúcar e junte aos poucos a farinha de trigo, intercalando com o mamão batido. Acrescente as claras em neve e, por último, o fermento. Despeje em fôrma untada. Leve para assar em forno médio preaquecido.

Dica: As cascas das frutas são ricas em nutrientes.


Fonte: Cozinha Brasil - SESI - Serviço Social da Indústria - Departamento Regional de São Paulo. e-mail: secretaria.cn@sesi.org.br